quarta-feira, 18 de maio de 2011

IFRS para Pequenas e Médias Empresas

           Primeiramente é preciso compreender o que são de fato as IFRS (International Financial Reporting Standard). As IFRS nada mais são do que pronunciamentos técnicos de contabilidade, ou seja, um conjunto de normas contábeis internacionais emitidas e revisadas pelo IASB (International Accounting Standards Board), com o objetivo harmonizar as práticas contábeis entre os países, afim de que sejam compreendidas globalmente. As IFRSs estabelecem requisitos de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação relacionados a transações e outros eventos e condições que sejam importantes em demonstrações financeiras para fins gerais. Elas também podem estabelecer requisitos para transações, eventos e condições que surgirem principalmente em setores específicos.
            As IFRS para PMEs são normas internacionais de relatórios financeiros para Pequenas e Médias Empresas, e são emitidas pelo IASB. Pequenas e médias empresas são entidades que não tem obrigação de prestação pública de contas e apenas publicam demonstrações financeiras para fins gerais para usuários externos, como por exemplo, para proprietários que não estão envolvidos na gestão do negócio. O objetivo das demonstrações financeiras de pequenas e médias empresas, além de apresentarem os resultados da atuação da Administração, é de fornecer informações sobre a posição financeira, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade, informações essas que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas por uma ampla gama de usuários que não estão em posição de exigir relatórios para atender suas necessidades específicas de informações.
            É de suma importância a compreensibilidade dessas normas internacionais pelas Pequenas e Médias Empresas, pois elas representam a grande maioria das organizações empresariais brasileiras e são responsáveis por uma movimentação financeira muito relevante para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário